Portão basculante e as dicas contra arrombamento
A compra de um portão para a garagem é uma questão que vai além da segurança, tem os aspectos que envolvem a beleza, funcionalidade e um layout personalizado para o cliente.
O uso do portão basculante é uma excelente opção para uso residencial e comercial e isso já dissemos muitas vezes no nosso blog. Porém, um detalhe que pode até passar desapercebido merece toda a atenção devida para que a alegria não se torne irritação.
Há uma vulnerabilidade em um dos lados do portão, e isso acontece por que em cada lado existe um pino para manter a folha presa ao vão existente, lembrando que não há contato com o chão.
Chamado como ponto de giro, estes pinos ficam no centro do portão quando fica fechado, deixando a parte inferior com suscetibilidade para o arrombamento. Quando motorizado, um dos lados é beneficiado pelo travamento do próprio motor faz quando há o fechamento. Porém, um dos lados fica desprotegido e a vulnerabilidade persiste.
Mas você pode até perguntar: mas se colocar um motor no outro lado não resolve o problema? Pode até ajudar, mas não é a solução definitiva. Isso acontece porque mesmo com o travamento, a parte inferior continuaria desprotegida, além do aumento do valor da instalação com mais um motor, a programação e a mão-de-obra.
É importante que o portão seja bem instalado para evitar que um arrombamento aconteça no seu portão e você não seja surpreendido ao chegar em casa e ver além do portão arrombado, a sua casa invadida e assaltada.
Para começar, há a possibilidade de instalar uma trava elétrica no lado oposto do motor e que funciona com o pino central, permitindo que o parte inferior fique travada.
Mas outras dicas básicas pode evitar os arrombamentos:
- Observe diariamente o portão automático e veja se há sinais de arrombamento. Verifique como está a folha do portão se está torta, danificada e com sinais de que houve a tentativa de ser aberta à força.
- Quando encontrar sinais de tentativa de arrombamento, busque imediatamente manutenção para realizar o conserto do portão e evitar que isso se prolongue cause um arrombamento futuramente.
- Se necessário, instale câmeras de segurança para tentar inibir os criminosos.
- Fique atento ao estado do portão. Quanto mais antigo, mais cuidado precisa ser dado aos acessórios que compõem o produto. Sem manutenção, o risco de uma invasão aumenta consideravelmente.
- Assim que detectar qualquer sinal de arrombamento, não entre desesperadamente em casa para não correr o risco de encontrar com os ladrões. Chame a polícia imediatamente e aguarde a chegada da viatura. A vida em primeiro lugar!
Seguindo as nossas dicas, você estará cuidando do seu portão, aumentando a vida útil e não dará espaço para que os criminosos consigam invadir sua residência, comércio ou empresa.
A NP Portões trabalha com a fabricação e a manutenção preventiva para que seu portão dure muito mais. Faça o seu orçamento conosco.