Confira as boas maneiras para segurança e manutenção de portões basculantes

Os portões basculante são uma ótima solução para casas e condomínios na entrada e saída de veículos e pessoas. Devido a sua importância, ele precisa estar em pleno funcionamento durante todo o tempo para fugir de incidentes que possam causar problemas para todos os envolvidos.

Para manter os portões basculante funcionando plenamente, garantindo a praticidade e o conforto, alguns cuidados são necessários para sua segurança, quanto para a vida útil da estrutura e os componentes do automatizador.

Isso se deve aos inúmeros casos de arrastões em condomínios em que os criminosos usam algumas táticas. Uma delas é a abordagem feita em que o assaltante se finge ser amigo de um vizinho e que não está conseguindo acessar o prédio. Quando é liberada sua entrada, os funcionários são rendidos, o criminoso chama seus comparsas e praticam o arrastão no prédio, tendo acesso a todo o sistema dos portões automáticos.

portao-automatico-basculante

Sabendo disso, confira as boas maneiras para segurança e manutenção de portões basculante que você precisa saber:

  1. Não passe graxa nos trilhos em nenhuma hipótese. O portão é deslizante. Além de dificultar o caminho natural das rodas, a sujeira fica impregnada nos trilhos, ficando difícil de ser retirada posteriormente.
  2. Evite usar cadeados. O uso deve ser totalmente restrito ao momento em que houver uma queda de energia e o portão precisar ser acionado manualmente. Caso precise usar, não esqueça de retirá-las assim que a energia voltar. O resultado pode ser indesejável em caso de esquecimento do cadeado.
  3. Faça uma manutenção preventiva e periódica, lubrificando os rolamentos, varrendo os trilhos por onde sobe o portão e verificando se não há empenos, que são as curvaturas causadas na madeira impropriamente secada por exposição ao calor e umidade.
  4. Evite ao máximo usar o portão automático para a passagem de pedestres. Além de ser inapropriado, por que há uma porta social para a entrada de saída, isso aumenta o fluxo de abertura diária, o que diminui a vida útil do portão.
  5. Não empreste o controle remoto para pessoas desconhecidas ou peça ajuda a estranhos para abrir o portão eletrônico e, se caso, cair o controle e quebrar, solicite o apoio do técnico para o conserto. Em condomínios, peça para que ele faça uma renovação dos segredos do local, como prevenção para assaltos.
  6. O manual chave com os segredos precisa estar bem guardado para que não seja encontrado caso alguém queira pular o muro para invadir seu estabelecimento.
  7. Essa dica vale para condomínios: NUNCA abra o portão automático, nem o interfone social para a entrada da visita do seu vizinho. Se o vizinho não atende, ele não está, por isso não há a necessidade da sua entrada.

Seguir essas dicas farão com que o seu portão automático tenha durabilidade, sem a necessidade de uma manutenção corretiva, o que demanda tempo e dinheiro na maioria dos casos. Além da questão estrutural, a maior preocupação é com o aspecto da segurança de todos os seus entes queridos.

Gostou das dicas? Comece a utilizá-las na sua casa, no seu condomínio e aproveite para realizar a boa manutenção do portão basculante com a NP Portões.

Disponibilizamos um canal exclusivo para atendimento de nossos clientes. Veja como é fácil chegar em nosso escritório, ou, se preferir, utilize outro canal de contato abaixo.

vendas@npportoes.com.br






Rua Guamiranga, 1282 – Vila Independência

Nosso Whatsapp Nós te Ligamos