O que fazer quando o portão basculante quebrar
Ao instalar um portão na sua garagem, é sempre bom se atentar para ser bem feito, que facilite o acesso e traga conforto e rapidez no acesso ao abrir e fechar rapidamente a porta com inteligência. Esta é a função e uso do portão basculante, presente em quase todos os prédios.
O modelo é funcional e excelente, não por acaso o mais vendido, mas e se quando acabar a energia ou houver a quebra do motor e ele ficar deteriorado, o que fazer quando o portão basculante quebrar?
Antes, devemos pensar na manutenção preventiva. Realizada planejadamente e antecipando possíveis eventos, a manutenção pode ajudar a aumentar a vida útil do aparelho e evitar surpresas desagradáveis na hora de estacionar ou sair da sua garagem.
São ações simples e que prolongam a conservação do produto, gerando economia de custos, porque são caros os reparos com motores e a estrutura física. Engraxar os cabos de aço da guia de rolagem, que fica visível ao consumidor, colabora com o aumento da vida útil, evitando possíveis quebras na sua estrutura.
Limpeza do Portão Basculante
Manter o automatizador limpo ajuda muito neste processo, porque a proliferação de insetos e acúmulo de umidade na parte elétrica pode causar interrupções bruscas e a possibilidade de acidentes, caso o carro esteja saindo da garagem.
Condições das Roldanas
Saber a condição das roldanas que ficam nos portões deslizantes é importantíssimo para garantir a vida útil do portão basculante, porque os rolamentos podem quebrar e acabar travando as roldanas e, assim, o portão ficar muito pesado, sobrecarregando o automatizador e diminuindo a vida útil do portão.
Cabos do Portão Basculante
Os cabos merecem um destaque especial. Os cabos precisam ser sempre verificados para evitar o desgaste e o rompimento dos mesmos. Quando isso acontece, todo o peso do portão, que fica em 500 kg, recai sobre o automatizador e provoca a quebra da porca e no entortamento da calha por onde passa o portão. A possibilidade de queda em cima do carro é grande no caso do romper estes cabos.
Mas se o portão quebrar no horário da noite e não tiver uma manutenção próxima ao seu local, não se desespere! Todos os portões automáticos tem a possibilidade de serem operados manualmente. Tirando o motor da tomada e tirando o cabo que faz a subida do portão, é possível subir e descer de forma manual o equipamento.
Para não ter dores de cabeça, fique atento à garantia do portão. Ela precisa se referir a todo o material e seus acessórios e cobrir quaisquer defeitos de fabricação apresentados durante todo o tempo fornecido pelo fabricante.
Seguir estas dicas simples vão fazer com que seu portão eletrônico dure por muito mais tempo e continue embelezando a sua casa. A NP Portões se atenta a estes detalhes e instala o seu portão dentro das especificações necessárias e montagem personalizada para o seu espaço.
Faça seu orçamento conosco e instale seu portão basculante com qualidade, garantia e manutenção profissional.