Portão eletrônico barulhento, qual é o problema?

Ninguém merece portão eletrônico barulhento, não é mesmo? Às vezes, a situação está tão crítica que o barulho que o portão faz ao abrir ou fechar pode chegar a acordar os vizinhos! O som do seu portão basculante pode ser indicativo de que tem algo errado com ele e isso não é uma coisa que podemos ignorar. Está com o portão eletrônico barulhento? Saiba qual é o problema!

O barulho é um sinal de alerta. Quando você identificar algum som diferente ao acionar o seu portão é sinal de que, se não verificado, ele pode até parar de funcionar, fundir o motor ou coisas do gênero. Outro problema relevante que o barulho pode causar, mas não diretamente, são os assaltos.

Muitas pessoas são abordadas assim que abrem o portão ao chegar em casa. Se este é barulhento, é o melhor sinal de aviso que o assaltante poderia receber.  Não espere seu motor fundir ou ser assaltado, identifique qual o problema do seu portão eletrônico barulhento!

Principais motivos de portão eletrônico barulhento

Há diversos motivos pelos quais o portão eletrônico pode fazer barulho. É claro que será preciso chamar um profissional para identificar qual é realmente o problema, mas saber o que pode ser evita que você seja enganado.

Elaboramos uma lista com os principais motivos de portão eletrônico barulhento:

• Motor sem lubrificação.
• Cabos de aço em estados não adequados.
• Engrenagens desgastadas ou danificadas.
• Danificação por oxidação do material.
• Variáveis da estrutura que sustenta o portão.
• O estator do motor do portão está entrando em curto.
• A regulagem da embreagem eletrônica da central de comando pode não estar adequada.

Lubrificação e vibração do portão eletrônico

Um dos maiores problemas o que acarretam portão eletrônico barulhento é a falta de lubrificação. Os ruídos das engrenagens secas podem ser estridentes e, por isso, achamos que o problema é mais grave. Por sorte, esse é a situação mais fácil de resolver também!

Você mesma pode resolver esse problema utilizando algum lubrificador que pode ser comprado facilmente. Outro problema bem recorrente, e intensificado quando não há lubrificação, é o barulho causado pela vibração. O portão eletrônico é composto por muitas peças, engrenagens, etc. Tudo isso deve estar estruturado da maneira correta, para que nada fique sobrando.

Quando alguma peça está fora do lugar, ou muito desgastada a ponto de criar uma folga, todo o conjunto vai trepidar e isso pode gerar um portão eletrônico barulhento.  Essa situação já exige o contato com um profissional, pois provavelmente terá que desmontar algumas partes do portão para detectar o local do problema.

Material usado no portão eletrônico

O tipo de material que você usa também pode deixar o portão eletrônico barulhento, principalmente se ele não aguentar todo o esforço realizado pelo motor.  Com o passar dos anos, muitos problemas relacionados a isso foram resolvidos. De maneira geral, os portões de antigamente eram muito mais barulhentos e o material usado era um dos motivos.

O aço que era usado nos portões antigos foi substituído por Nylon e Fibra de Vibra, que são eficientes e não emitem tanto barulho por atrito.  E, além de reduzirem o barulho, são mais resistentes que o aço, tornando-os mais vantajosos.

Há muita variação de preço nesse quesito, mas lembre-se que o barato pode sair caro. Investir em um material de qualidade pode evitar muitos gastos com manutenção no portão eletrônico barulhento.

Motor usado no portão eletrônico

Já verificou a lubrificação, engrenagens e sabe que o material do portão eletrônico é de qualidade, mas ele continua fazendo barulho?. Nesses casos, possivelmente o problema estará no motor do seu portão eletrônico.
Essa peça é fundamental para que tudo funcione. Há uma variedade de tipos de motores no mercado e, assim como o material, entramos no mesmo dilema: o mais barato nem sempre é o melhor.

A potência do motor, sua qualidade, durabilidade do carvão, etc. são fatores cruciais para não ter um portão eletrônico barulhento. Em resumo, quando seu portão estiver com problemas além de lubrificação, é aconselhável que contate um profissional para resolver o problema antes de o portão eletrônico apresentar problemas maiores.
E se você quer evitar portão eletrônico barulhento, invista em peças e materiais de qualidade!

Disponibilizamos um canal exclusivo para atendimento de nossos clientes. Veja como é fácil chegar em nosso escritório, ou, se preferir, utilize outro canal de contato abaixo.

vendas@npportoes.com.br






Rua Guamiranga, 1282 – Vila Independência

Nosso Whatsapp Nós te Ligamos